O Paço do Frevo
- Diogo Lopes
- 6 de set. de 2017
- 2 min de leitura
O museu do Paço do Frevo é um edifício construído em estilo neoclássico tardio inglês no início do século XX – provavelmente em 1906. Faz parte do complexo turístico da cidade do Recife, tombado pelo IPHAN desde 1998, e abrigou até 1973 a Western Telegraph Company, empresa pioneira na implantação do telégrafo no Brasil.
A instituição é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com realização da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. Foi transformado numa instituição dedicada ao Frevo em Recife, após quatro anos de restauração ele foi inaugurado no dia 9 de fevereiro de 2014 – no dia que o Frevo completa 107 anos.
Visão externa do Paço do Frevo

Fonte: Site guia viaje melhor
O Paço é um lugar para estudar, criar, experimentar e vivenciar o rico universo de histórias, personalidades, memórias e linguagens artísticas, ele possui quatro pavimentos:
O térreo; abriga o Centro de Documentação e Pesquisa Guerra-Peixe, café, lojinha e uma exposição temporária.
O primeiro andar; abriga a escola de música, estúdio de gravação, a rádio, salas de aula coletivas e individuais e áreas para apreciação musical.
O segundo pavimento; possui salas para oficinas e espaço para exposições temporárias.
O terceiro andar; destinado a exposições permanentes.
Visão da área de exposição permanente

Fonte: Site Pini arquitetura e urbanismo/edificios
Ele é um empreendimento destinado a contar a história do Frevo, foi totalmente recuperado e adaptado para abrigar centro de documentação, com acervo inicial de 500 títulos sobre o frevo e o Carnaval de Pernambuco, espaços para exposição permanente e temporária, cursos profissionalizantes, estúdio de gravação de áudio, rádio online, palco para apresentações artísticas e cafeteria.
O prédio é um centro de referência e difusão do frevo, O Paço do Frevo protege e exibe a riqueza dessa manifestação cultural, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2012. O objetivo é contar as historias do frevo e de seus tradicionais personagens durante o ano inteiro, não apenas no carnaval.
O projeto conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), do Governo do Estado de Pernambuco, por meio de sua Secretaria de Turismo e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), do Instituto Camargo Corrêa, do Instituto Votorantim, do Itaú, da Rede Globo e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
REFERÊNCIAS:
PAÇO DO FREVO. Disponível em <www.pacodofrevo.org.br>. Acesso em setembro de 2017.
PREFEITURA DO RECIFE. Disponível em <http://www2.recife.pe.gov.br/servico/paco-do-frevo?op=MTMy>. Acesso em setembro de 2017.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Disponível em <http://www.frm.org.br/acoes/paco-do-frevo/>. Acesso em setembro de 2017.
Commentaires