top of page

O Cais do Sertão

  • Diogo Lopes
  • 18 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

A pouco metros do Marco Zero do Recife, está instalado o Cais do Sertão, um museu interativo sobre o Sertão e Luiz Gonzaga, que manifesta homenagens à cultura, às histórias, ao povo sertanejo brasileiro. A instituição faz parte do projeto Porto Novo Recife, que está transformando os antigos armazéns portuários em um grande polo de turismo, serviços, entretenimento e lazer


Visão externa da lateral do Cais do Sertão

Fonte: Revista Leia Já

O Cais o Sertão é um espaço de economia criativa e está localizado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, vizinho ao Centro de Artesanato e ao Marco Zero do Recife. Com investimentos adventos dos recursos do Ministério da Cultura e do Governo de Pernambuco, tornou-se um dos mais modernos equipamentos culturais do Brasil, chegando a ser eleito um dos vinte melhores museus da América do Sul em 2015 pelos usuários do site de viagens TripAdvisor.


O museu é um local de convivência, harmonia, diversão e conhecimento, polo gerador de novas ideias e experiências – proporcionados por recursos de tecnologia inovadores, automação e mediação de leitura feita por cineastas, escritores, artesões, artistas plásticos, artistas visuais e músicos de todo país, apresentando os fortes contrastes que marcam a vida nos sertões nordestinos.

A concepção e desenvolvimento do museu ficou a cargo de um grupo de especialistas, incluindo a socióloga pernambucana Isa Grinspum Ferraz, que trabalhou na concepção do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, foi responsável pela curadoria e direção de criação.

Localização do museu em mapa

Fonte: Screenshot de tela do local do Cais pelo google maps



A instituição é fruto de um projeto assinado por Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, Da Brasil arquitetura, escritório também responsável pelo Museu Rodin (BA) e a Praça das Artes (SP), o Cais do Sertão tem como fio condutor o Luiz Gonzaga, ele mistura através de seu território a tradição e a tecnologia, onde a arquitetura faz parte da narrativa.


Foi empregado no prédio uma técnica em que o concreto figura estar aparentemente pigmentado, sem revestimento final, como reboco ou pintura, em que a cor empregada faz referência a uma pedra do Sertão do Piauí. Em sua entrada, o prédio conta com uma grande marquise em concreto protendido, com uma abertura circular na sua parte central para permitir o plantio do Juazeiro.


Visão externa do museu

Fonte: Folha de Pernambuco

Inaugurado em abril de 2014, a construção e composta por duas edificações, o Módulo 1, que abrange uma exposição permanente e comunicativa a respeito da cultura sertaneja e proporciona uma enorme comemoração da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei Baião. Onde sua estrutura é feita de concreto armado e cobertura metálica que mantem a aparência do antigo armazém que existia no local.


Representação da visão interna do Modulo 1

Fonte: Site oficial do museu do Cais do Sertão


O modulo 2, apresenta uma estrutura sofisticada, um espaço recoberto por uma máscara de cobogó remetendo à renda, à terra trincada e à visão do sertanejo da galhada na caatinga, possuindo salas de exposição temporária, reserva técnica, auditório e dentre outros espaços.


Representação da visão externa do museu

Fonte: Site oficial do museu do Cais do Sertão

REFERÊNCIAS

  • MAPA DO RECIFE. Disponível em <https://goo.gl/qfS5ZT>. Acesso em outubro de 2017.

  • CAIS DO SERTÃO. Disponível em <http://www.caisdosertao.org.br/cais/>. Acesso em outubro de 2017.

  • UOL VIAGEM. Disponível em <https://viagem.uol.com.br/noticias/2015/09/22/brasil-tem-12-dos-25 -melhores-museus-da-america-do-sul-diz-pesquisa.htm>. Acesso em outubro de 2017.

  • MUSEU CAIS DO SERTÃO.Disponível em <http://www.sdec.pe.gov.br/clipping/museu-cais-do-sertao-de-porta-aberta/>. Acesso em outubro de 2017.


Comments


OUTROS BLOGS QUE TALVEZ LHE INTERESSEM:

© 2017 por Arquiteturecife-se. Criado com Wix.com

bottom of page