top of page

CAU?

  • Jéssica Oliveira
  • 28 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

O CAU (não o com "L") é o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, responsável por um censo chamado Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, o qual é uma contribuição da Instituição, para o melhor entendimento do que arquitetos e urbanistas representam para a sociedade brasileira, o que eles são capazes de fazer e em que áreas podem atuar. O censo trás gráficos e dados estatísticos como:


Quem são os arquitetos brasileiros? Onde estão, quanto ganham, quais as principais áreas de atividade?


Gênero:

Há uma prevalência de arquitetas e urbanistas mulheres no Brasil. Elas representam 61% do total de profissionais em atividade no país, contra 39% de homens. Essa é uma tendência que vem crescendo ao longo das últimas décadas. Observando-se a faixa etária dos profissionais, percebe-se que a predominância feminina é maior entre arquitetos mais jovens. Se entre os profissionais com idades entre 41 e 50 anos as mulheres são pouco mais que a metade (57,4%), entre os 20 e 25 a anos essa taxa é de 78,3%. Os homens são maioria apenas na faixa acima de 61 anos, na qual eles são 71% do total.

Distribuição Geográfica:

Existe uma grande concentração de arquitetos e urbanistas nas regiões Sudeste (54%) e Sul (23%). Comparando-se o número de arquitetos com o número de habitantes da região, percebe-se que existem diversas localidades, principalmente na Região Norte, onde há um menor número de arquitetos em relação à população.

Formação:

A maior parte (66%) possui apenas a graduação e há um grande número de profissionais que realizaram cursos de pós-graduação, 25,49%. Cursos de mestrado e doutorado são menos frequentes, com taxas de 6,8% e 1,2%, respectivamente. Existe ainda uma parte dos arquitetos (7,69%) que possuem diplomas de outras áreas.

Outros dados, com mais detalhes, podem ser encontrados no censo oficial do CAU.


Gostaríamos de ter restringido esta pesquisa para somente a região de Recife, mas como se tornou muito difícil achar um senso que se relaciona única e exclusivamente com a cidade, e até mesmo quando se abrangeu ao Estado de Pernambuco, esta tarefa não demonstrou ser mais fácil, já que o Estado não possui um censo sobre tais questões, tivemos que expandir nossa pesquisa. Nossa única opção então, foi relatar sobre o único censo brasileiro da área, o qual é proporcionado pelo CAU.



REFERÊNCIAS:


  • CENSO. CAU. Disponível em: <http://caubr.gov.br/censo/>. Acesso em: 28 nov. de 2017.



Comments


OUTROS BLOGS QUE TALVEZ LHE INTERESSEM:

© 2017 por Arquiteturecife-se. Criado com Wix.com

bottom of page