UFPE-Universidade Federal de Pernambuco
- Marília e Thayná
- 28 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Fundada no ano 1946 e criada pelo Reitor Joaquim Amazonas a Universidade do recife, logo após chamada, em 1965, de Universidade Federal de Pernambuco, teve seu início marcada pela articulação de escolas mais antigas, tais como delas a Faculdade de Direito, Escola de Engenharia, Escola de Filosofia, Faculdade de Medicina, Escola de farmácia, Escola de Odontologia e Escola de Belas Artes. Sua formação buscava incentivar o interesse pela vida acadêmica e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. A Universidade é localizada no Bairro da Várzea e em 2016, em comemoração aos seus 70 anos, também foram celebrados os 10 anos de interiorização do Ensino Superior no país, levando-a à cidade de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

Fonte: Folder distribuído na UFPE no começo do ano de 2017 aos alunos.
Com sua sede em Recife, possui 9 centros e o Centro de Artes e comunicação (CAC), foi um dos primeiros centros que compôs a universidade que teve sua origem a partir da Escola de Belas Artes.
E uma desses centros de informações da universidade está a biblioteca do CAC, a biblioteca Joaquim Cardozo, teve inicio com a Faculdade de Arquitetura. Seu acervo iniciou-se do desmembramento da Biblioteca da Escola de Belas Artes, em 8 de maio de 1959.
Em 1974, com a Reforma Universitária, tais acervos reunidos no Centro de Artes e Comunicação, construído em 1976, formaram a Biblioteca Setorial do CAC, recebendo também as coleções de Mestrado em Letras e Linguística, posteriormente, as partituras do curso de música.
A biblioteca recebeu o nome Joaquim Cardozo em 1977, ano em que o mesmo doou sua biblioteca está totalmente direcionado para atender os cursos de graduação e pós-graduações ofertados no Centro de Artes e Comunicação.
REFERÊNCIAS:
UFPE 70 ANOS. Disponível em: <http://www.70anos.ufpe.br/>. Acesso em: 28 nov. de 2017.
ESCOLA DE BELAS ARTES DEU ORIGEM AO CAC DAUFPE. In: YouTube, Ascom UFPEDisponível em: <https://youtu.be/zvAtIE8i2aE>. Acesso em: 28 nov. de 2017.
Comments